Websérie Cerveja feita em casa via Eisenbahn

Eisenbahn apresenta a websérie Cerveja Feita em Casa!
Serão 8 episódios mostrando como é o processo de fabricação de cerveja caseira.
Novos episódios são lançados às quintas-feiras!

Episódio 01 – Cerveja Feita em Casa
Apresentado por Juliano Mendes, consultor da Eisenbahn, Sr. Gerhard Beutling, mestre-cervejeiro da marca e Daniel Presser, cervejeiro caseiro associado à ACERVA catarinense, o primeiro episódio da nossa websérie traz uma visão geral sobre o processo de fabricação de cerveja caseira e um breve histórico de como essa atividade vem se desenvolvendo nos últimos anos. Os apresentadores conversam sobre as mudanças no mercado que têm permitido ao cervejeiro caseiro desenvolver essa atividade de forma mais prática e confortável.

Episódio 02 – Equipamentos do cervejeiro caseiro
No segundo vídeo da websérie Cerveja Feita em Casa, o cervejeiro caseiro Daniel Presser conversa com Juliano Mendes e com o Sr. Gerhard Beutling sobre os equipamentos necessários para a produção da cerveja, onde adquiri-los e adaptações que podem ser feitas. Assista ao segundo episódio da nossa websérie e confira também a lista de equipamentos e fornecedores disponível abaixo!

Episódio 03 – Malte, fermento, lúpulo e água
No terceiro vídeo da websérie Cerveja Feita em Casa, os cervejeiros falam sobre os ingredientes utilizados na produção de cerveja, tendo como exemplo o estilo American India Pale Ale. Durante o vídeo, são apresentados os maltes Pilsen, Carared, Munich e Caramunich, além dos lúpulos Cascade e Chinook. Juliano, Daniel e Sr. Gerhard explicam a função e a importância de cada ingrediente no processo de produção de cerveja.

Episódio 04 – Preparação:
No quarto episódio da Websérie Cerveja Feita em Casa, os cervejeiros falam sobre os preparativos para a produção de cerveja. Daniel, Juliano e Sr. Gerhard reforçam a atenção que o cervejeiro caseiro precisa dar à segurança do ambiente de produção, além da higienização dos equipamentos e moagem do malte. Um ambiente bem organizado ajudará o cervejeiro caseiro a ter um local seguro e eficiente para produzir a sua cerveja.

Episódio 05 – Como fazer cerveja artesanal?
Neste episódio, os cervejeiros explicam um processo fundamental para a fabricação da cerveja: a mostura ou brassagem. Nessa etapa, adicionaremos o malte da nossa receita à água aquecida, para que o amido do malte moído seja transformado em açúcar ao longo do cozimento. A brassagem dura aproximadamente uma hora e nos dará o mosto, líquido primordial para a fabricação da cerveja.
Será apresentada também a importância do teste de iodo e como ele funciona.

Episódio 06 – Como fazer cerveja artesanal?
Neste episódio da websérie cerveja feita em casa, Juliano, sr. Gerhard e Daniel explicam o processo de recirculação da nossa cerveja caseira. Essa etapa acontece após àmostura e antesda fervura. A recirculação consiste em filtrar a mistura na casca do malte, para que o líquido fique límpido, sem partículas em suspensão. Em seguida, é feita a lavagem, também conhecido como sparge, a medição de açúcar e a fervura, onde faremos as adições de lúpulo. Também aprenderemos a fazer a medição de açúcar da mistura, através do densímetro.

Sugestão:
Neste episódio da websérie cerveja feita em casa, os cervejeiros explicam o processo de recirculação da cerveja caseira. Essa etapa acontece após amostura e antes da fervura.
A recirculação consiste em filtrar a mistura através das cascas do malte, para que o líquido fique límpido, sem partículas em suspensão. Em seguida, é feita a lavagem, também conhecida como sparge, a medição de açúcar da mistura com auxílio do densímetroe a fervura, onde faremos as adições de lúpulo.

 

Lista sugerida de equipamentos para comprar e começar a fazer cerveja em casa: Download

Fonte: http://www.eisenbahn.com.br/cervejafeitaemcasa

SITES PARA AJUDAR NA COMPRA DE EQUIPAMENTOS E INSUMOS:

Anúncios