Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como encontrar receita para o jantar: 7 dicas práticas

Prato vazio e triste, pensando em como encontrar receita para o jantar

Às vezes, encontrar receita para o jantar pode parecer uma tarefa difícil, mas com algumas estratégias simples, é possível lidar com a frustração de não ter ideias e criar pratos criativos e deliciosos.

Neste guia, vou compartilhar algumas ideias práticas para ajudá-lo a encontrar a receita perfeita para o seu jantar, utilizando ingredientes que você já tem em casa.

Primeiramente, quais ingredientes você tem em casa?

Diferentes tipos de carne: Salmão, Gado e Frango

Antes de sair procurando por novas receitas aleatoriamente, dê uma olhada nos ingredientes que você já possui em sua geladeira e armários, eles serão seu guia.

Às vezes, a inspiração pode estar mais próxima do que você imagina. Analise os ingredientes frescos, como carnes, vegetais, grãos e laticínios, e decida quem será o protagonista de sua refeição.

Eu gosto de me basear em um ingrediente da refeição, geralmente sendo ele a proteína que vamos usar. Ou seja, o primeiro passo é escolher se você quer comer frango, carne de gado, peixe e etc.

A partir dessa escolha é que vamos definir como ele será feito, nos próximos passos.

Compre ingredientes que combinam com o que você tem

Se ainda der tempo de ir ao mercado e você percebeu que faltam ingredientes para que seu jantar esteja completo, faça uma lista de compras e pegue apenas aquilo que for necessário.

Analise o ingrediente que você selecionou no primeiro passo e pense em bons acompanhamentos e temperos para ele.

Por exemplo, se você escolher Peito de Frango como proteína, uma ótima alternativa é fazer um Frango à Parmegiana – e para isso você vai precisar de tomates e queijo.

Pense nos preparos que você já sabe fazer com esses ingredientes

Recorra a sua memória e relembre os preparos que você já domina com os ingredientes que estão disponíveis.

Seja uma receita simples de macarrão com molho de tomate ou um prato mais elaborado, aproveite suas habilidades culinárias para criar refeições reconfortantes e realmente saborosas.

Como encontrar receita para o jantar: escolhendo o prato principal

Depois de analisar seus ingredientes e habilidades culinárias, escolha um prato principal que seja do seu agrado e que se encaixe no que você quer e no que sabe cozinhar.

Seja um assado suculento, um molho com muitas ervas e aromas ou um simples arroz com linguiça, a escolha é sua. Permita-se experimentar e descobrir novas receitas e sabores.

Para decidir o prato, você deve pensar em como deseja trabalhar com sua proteína principal.

Filé de Frango à Parmegiana

Escolheu peito de frango? Você quer comer bifes, em cubos ou desfiado? Com molho ou sem molho?

Escolheu uma carne de gado sem osso? Você quer fazer bifes ou tiras? Está disposto a fritar um filé empanado? Bem passado ou mal passado?

Responda essas perguntas e você perceberá que está mais perto do que nunca de definir um prato, pois já filtrou para o que você deseja comer.

Sugestão de Prato Principal: veja nossa receita de Fricassê de Frango

Faça um acompanhamento que combine com a proteína do seu prato principal

Para complementar o prato principal, escolha um acompanhamento que harmonize bem com a proteína escolhida.

Se estiver preparando peixe, uma opção leve e fresca como arroz integral, legumes grelhados ou um purê suave pode ser ideal.

Para carnes assadas e grelhadas, experimente batatas assadas ou fritas.

Sugestão de acompanhamento super versátil: Como cozinhar brócolis (+5 ideias de receitas)

Uma salada sempre é bem-vinda

como encontrar receita para o jantar 3

Além de um acompanhamento mais pesada como o caso das batatas, uma salada fresca e crocante é sempre uma ótima opção para acompanhar qualquer refeição.

Utilize uma variedade de vegetais frescos, como alface, tomate, pepino e cenoura, e tempere com limão, azeite de oliva e uma pitada de sal, não tem como errar.

Além de contribuir com mais cor e textura ao seu jantar, a salada também te oferece nutrientes essenciais para sua saúde.

Em caso de preguiça, o delivery quebra um galho

Se estiver sem tempo ou disposição para cozinhar, não hesite em pedir um delivery.

Hoje em dia, há uma variedade de opções muito maior, foi-se o tempo onde pedir comida por delivery lhe restringia às tradicionais pizzas e hambúrgueres, hoje você tem acesso a pratos saudáveis como marmitas fit e até mesmo refeições mais elaboradas, nos mesmo aplicativos em que compra as famosas Fast-Foods.

Algumas opções de aplicativos de delivery de comida são: Ifood e Rappi.

Além disso, alguns restaurantes oferecem um cardápio digital próprio, que nada mais é do que um aplicativo próprio onde você faz seu pedido diretamente com o restaurante. Esse formato é interessante pois normalmente os preços são mais baixos no App próprio do restaurante.

Escolha o que melhor se encaixa no que está querendo comer hoje e desfrute de uma refeição deliciosa sem precisar colocar as mãos na massa.

Compartilhe essa postagem:

Você também pode gostar